CEBs

"GENTE SIMPLES
FAZENDO COISAS PEQUENAS,
EM LUGARES POUCO IMPORTANTES,
CONSEGUEM COISAS EXTRAORDINÁRIAS". Provérbio Africano

segunda-feira, 4 de junho de 2012

3ª ROMARIA ECOLÓGICA DO RIO DAS CONTAS

Em pleno dia da Solenidade da Santíssima Trindade (03/06) vésperas do Dia mundial do Meio Ambiente (05/06), as CEB's da Diocese de Jequié, juntamente com o GERC (Grupo Ecológico do Rio das Contas), Gicult, Conselho Diocesano de Leigos, Pascom da Paróquia de Santo Antonio (Catedral), Irmãs Religiosas, Agentes Comunitários de Saúde, Professores, Alunos, Jovens, Idosos, Homens, Mulheres e Crianças deram o ar da graça com a realização da 3ª Romaria Ecológica do Rio das Contas.
Dessa vez,  o ponto de encontro deu-se no Bairro do Mandacaru, próximo a Ponte que liga ao Centro da cidade de Jequié, onde iniciou-se com a Oração do Ofício Divino das Comunidades, fazendo acontecer a Memória das Romarias anteriores.
Em seguida, foi partilhado o café da manhã com os participantes, prosseguindo com a  Limpeza Simbólica da primeira parada, as margens do Rio. Logo após, a Romaria seguiu pela Avenida Beira Rio, chamando à atenção da população para a situação em que se encontra o Rio das Contas, rio que um dia serviu tanto para o lazer das famílias, como para a subsistência e manutenção da população ribeirinha. Hoje em dia, encontra-se em total degradação, como: Assoreamento de suas margens, depósito de lixo e entulhos de materiais de construção, despejo de esgoto doméstico, criatório de animais, proliferação de diversas doenças e parasitoses como a Schistosoma Mansoni (Esquistossomose) e Aedes Egypti (Dengue), retirada de areia e apropriação das margens.
Durante o percurso, foram feitas algumas explanações feitas por pessoas da área de saúde e da área ambiental, jogral e apresentações realizadas pelas paróquia presentes ao longo da Avenida Beira Rio. A Romaria contou com a presença dos padres Pe. Roberto Oliveira - Paróquia de Nossa Senhora das Graças do Bairro Joaquim Romão e do Pe. Paulo Silva - Assessor Diocesano das CEB's e membro da Assessoria das CEB's no Regional Nordeste 3 da CNBB. 

Eis as fotos da 3ª Romaria Ecológica do Rio das Contas


















































































































"Gente simples
fazendo coisas pequenas,
em lugares pouco importantes,
conseguem coisas extraordinárias!" Provérbio Africano

Nenhum comentário: