CEBs

"GENTE SIMPLES
FAZENDO COISAS PEQUENAS,
EM LUGARES POUCO IMPORTANTES,
CONSEGUEM COISAS EXTRAORDINÁRIAS". Provérbio Africano

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

NATAL É TEMPO DE LUZ

Caros irmãos e irmãs,
 companheiros/as, militantes, animadores/as
 das Comunidades Eclesiais de Base do nosso Regional Nordeste3 CNBB BA/SE.

Nas vésperas do Natal do Menino Deus, ainda neste 4º domingo do Advento, advento tempo de espera, de preparação, de conversão, de refletir sobre as nossas atitudes como pessoas cristãs.
Isaías nos ajuda e nos prepara “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” 9,1. João andava anunciando “Preparai o caminho do Senhor, endireitai os vossos caminhos” estamos preparando o caminho do senhor? E como? Diante de um mundo onde se passa por uma mudança de contexto, onde se vive uma crise de valores, onde há jovens sendo exterminados, onde há pessoas sendo escravizadas, contudo podemos nos alegrar, pois diante da tragédia de Lajedinho. BA e de outros lugares, onde o povo sofre, temos visto e encontrado pessoas solidarias, pessoas que ficam sensibilizados com o sofrimento do outro, encontramos pessoas que diante do perigo conseguem agir e transformar a realidade, com pequenos gestos.
Alegrai-vos, pois “Nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado... ele irá se chamar de conselheiro, Deus forte, Deus-conosco e a paz não terá fim” Is. 9,5-6, O anjo anunciará para os pastores que estavam no campo, eis que nasceu um menino, o messias, grande foi a alegria dos pastores, grande foi alegria daquele povo, que andavam nas trevas da opressão, da mentira da exclusão e da corrupção.
Recordamos também do anjo que vai até uma jovem de provavelmente 13 á 16 anos, ela estava prometida em casamento a um homem considerado justo e fiel, a jovem estava tranqüila na sua vida cotidiana até lhe aparecer um anjo e lhe dizer que havia sido escolhida, para ser a Mãe do filho de Deus, é claro que no inicio isto lhe tirou a paz, mais logo ela confiou e se entregou totalmente nas mãos de Deus “Eis aqui a serva do Senhor, faça-me em mim segundo a tua palavra” Lc. 1.
Eis uma atitude de fé, de coragem, que nos diz “não tenha medo” diante dos desafios que encontramos no dia-a-dia, não tenham medo, pois Deus vem caminhar conosco, meus irmãos/as estar com Jesus é de fato andar na contra mão do sistema, neste dia 22 de Dezembro recordo da vida de Chico Mendes, nesta data faz 25 anos que ele foi brutalmente assassinado no quintal de sua casa, lembramos também de tantos outros/as que tiveram a vida tombada.
Mais uma vez é natal, o clima de sonho se espalha no ar, as pessoas se olham diferente no seu olhar tem um brilho, é um tempo de amor, onde todos são iguais, se agente é capaz de espalhar esta alegria, se agente é capaz de espalhar toda esta magia, poderia dizer que tenho certeza que agente podia fazer, que todo dia fosse Natal.
Para concluir uma pequena historia, em um lugar, havia dois irmãos fazendeiros, mais os dois eram brigados, por causa de um pedaço de terra, certo dia o irmão mais velho contratou um carpinteiro para construir uma cerca bem alta, onde ele o irmão mais velho não veria mais o irmão mais novo. Logo depois ele saiu e deixou o carpinteiro fazer o seu trabalho.
Já no ao final do dia, quando o irmão mais velho voltou e não acreditava no que via, invés do carpinteiro construir a cerca ele fez uma ponte que ligava a fazenda dele á fazenda do irmão mais novo, ele ficou furioso.  Ao levantar a vista em direção a ponte do outro lado estava o irmão mais novo que logo veio ao seu encontro e lhe deu um abraço bem apertado, fazendo assim as pazes.
O fazedor de pontes, quantas pontes conseguimos fazer neste ano? Somos de fato fazedores de pontes? Somos capazes de dialogar com o outro? Ou só fazemos confusão?  Somos capazes de ouvir o outro?
Desejo a todos um Feliz e abençoado Natal, Que diante dos preparativos para a ceia lembramos-nos de arrumar um lugar bem especial para o Menino que vai chagar.
Um forte abraço!!!!!!!

Tiago Aragão

Coordenador das CEBs
 do Regional Nordeste 3 BA/SE.

Nenhum comentário: