CEBs

"GENTE SIMPLES
FAZENDO COISAS PEQUENAS,
EM LUGARES POUCO IMPORTANTES,
CONSEGUEM COISAS EXTRAORDINÁRIAS". Provérbio Africano

domingo, 1 de setembro de 2013

CARTA DA 2ª AMPLIADA DAS CEBs REGIONAL NORDESTE 3 BA/SE DO ANO DE 2013


Nós, 70 missionários e missionárias, de dezenove dioceses e arquidioceses do Regional Nordeste 3, nos encontramos nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2013 na paróquia Sagrado Coração de Jesus do Alto do Cabrito (Salvador-BA), para participar de mais um encontro que alimente nossa caminhada. Neste lugar de ruas estreitas, de gente simples, trabalhadora, encontramos o aconchego de quem desde a fé chamamos de irmãos e irmãs.
Um momento de oração deu inicio ao nosso encontro, para logo analisar a conjuntura sócio-eclesial com a ajuda de Ruben Siqueira, da CPT Regional. Partimos de uma frase do filósofo Antonio Gramsci: “Ser pessimista na análise e otimista na ação”, e a partir daí vimos àquilo que está marcando a vida social atual: os protestos nas ruas, o papel da mídia diante disso, a necessidade de uma reforma política, os problemas relacionados com a mineração e a exploração dos recursos naturais...
Podemos concluir diante da realidade que estamos num momento de apocalipse e que somos desafiados a reagir. Mas, ao mesmo tempo, descobrimos no Papa Francisco alguém que dialoga melhor com os pobres, com as comunidades de base.
Logo depois nos reunimos em três rancharias. A primeira, CEBs e o Grito dos Excluídos, assessorada pela Ir. Terezinha Foppa, da Diocese de Ruy Barbosa, nos leva a sentir a necessidade de, como CEBs, assumir o grito dos excluídos, as semanas sociais e a Campanha da Fraternidade como parte integrante de nossa missão em vista da construção de um projeto popular de sociedade rumo ao Reino de Deus, sem perder a motivação pela falta de apoio das autoridades eclesiásticas e o desinteresse do povo.
A segunda, Espiritualidade das Romarias e a Romaria do Padre Cícero, assessorada por Fr. Jorge Geraldo, da Arquidiocese de Salvador, nos faz cair na conta do divorcio clero-povo, da necessidade de resgatar na formação nos seminários um novo jeito de relacionamento dos pastores com o povo. Somos desafiados a dar continuidade às romarias em nossas comunidades. Sente-se a necessidade de estudar o documento de estudo da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” para recuperar a ideia de Igreja de CEBs.
A terceira rancharia, Juventude de ontem e de hoje, quais os desafios?, assessorada por Roberjane Ribeiro Nascimento, da Arquidiocese de Salvador, nos faz um chamado sobre a saída dos jovens da Igreja, diante da falta de atrativo. Frente a isso deve surgir a necessidade de um projeto de Igreja que acolha sem preconceito, com uma linguagem adequada, juvenil, tendo em conta a realidade social diferente e o novo conceito de família.
Encerramos o primeiro dia com um passeio no Pelourinho e uma animada noite cultural.
Nosso domingo começou com a celebração eucarística, para depois tomar consciência da luta do povo tupinambá de Olivença e nos posicionar como CEBs diante das perseguições que estão sofrendo. Foi avaliada a caminhada do Regional e o andamento deste encontro, para finalizar fazendo os encaminhamentos para o 13º Intereclesial, a programação para o ano 2014 e a oração de envio.
Agradecemos a Deus pela possibilidade de ter nos encontrado mais uma vez e a partir da reflexão ter enxergado pistas para fazer realidade seu projeto em nosso meio, especialmente entre os pobres.
Alto do Cabrito, Salvador - BA

Um comentário:

Pedro disse...

Parabéns a todos os missionários que lutam pela construção do reino. Gostaria de informar que pretendo participar do encontro em Crato em 2014. Sou assessor da Pastoral da Juventude do Recôncavo e participante do movimento de fé e política, por gentileza me convidem para as próximas ações das CEBs, Bahia.
Pedro Cerqueira Melo
Licenciado em Educação do Campo UFBA
assessor da Pastoral da Juventude.