CEBs

"GENTE SIMPLES
FAZENDO COISAS PEQUENAS,
EM LUGARES POUCO IMPORTANTES,
CONSEGUEM COISAS EXTRAORDINÁRIAS". Provérbio Africano

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CEBs E A 9ª SESSÃO NACIONAL DO PRADO

Aconteceu entre os dias 09 a 13 de setembro do ano em curso, mais precisamente na Casa de Retiro São José, em Mar Grande, município de Vera Cruz-BA na Ilha de Itaparica a 9ª Sessão Nacional do Prado, com o tema: "Anunciar a insondável riqueza de Jesus Cristo aos pobres". Na oportunidade, tivemos a presença do  Pe. Xosé Xúlio - membro do Conselho Internacional do Prado. Estiveram presentes aproximadamente 45 padres vindos de alguns estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Roraima e Santa Catarina).
A Espiritualidade do Prado surgiu em Lyon na França, em meados do século XIX (1856), através do Bem-aventurado Pe. Antonio Chevrier numa noite de natal, ele se converte diante da situação de extrema pobreza em que viviam as pessoas na periferia de Lyon, num período em que se respirava a Revolução Industrial. A partir dessa realidade, Antonio Chevrier observando o presépio, se sente chamado a conversão para uma vida de desapego segundo os conselhos de Cristo Jesus. A Espiritualidade do Prado tem como base: O Estudo do Evangelho, a Vida Fraterna e a Revisão de Vida. E o seu Carisma está no Serviço aos Pobres. Por meio do quadro de Saint-Fons, o padre é chamado a ser: Um homem Despojado (Presépio); Um homem Entregue (Eucaristia) e Um homem Crucificado (Cruz). Através desse exercício espiritual, somos chamados a: Conhecer, Crer, Compreender e Seguir Jesus Cristo nosso Mestre, Senhor e Bom Pastor através das Sagradas Escrituras.
É na Vida Fraterna que o Prado se faz presente na vida das nossas CEBs. Foi perceptível em nossa Sessão Nacional a presença de padres oriundos de nossas comunidades. Porque o Prado está a serviço delas e se faz nelas para o crescimento do Reino de Deus e sua Justiça. As nossas CEBs são a  fonte de anuncio e conhecimento da Palavra de Deus e o Prado tem aprendido e muito com as experiências de nossas comunidades. Elas nos educam  no conhecimento da pessoa de Jesus Cristo através da experiência de Fé que fazem diariamente, como os círculos bíblicos, o resgate da dignidade humana e a meditação da Sagrada Escritura. Em alguns momentos do Encontro, foram partilhados as diversas experiências comunitárias e isso foi e é enriquecedor para o Prado. Por isso que, o Prado estará presente no 13º Intereclesial das CEBs, vivenciando a Justiça e Profecia a Serviço da Vida, nos dias 07 a 11 de janeiro de 2014, na Grande Romaria ao Juazeiro do Norte-CE, na Diocese do Crato-CE.

Acompanhemos algumas imagens da 9ª Sessão Nacional do Prado!!!!!!!











Nenhum comentário: