CEBs

"GENTE SIMPLES
FAZENDO COISAS PEQUENAS,
EM LUGARES POUCO IMPORTANTES,
CONSEGUEM COISAS EXTRAORDINÁRIAS". Provérbio Africano

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CARTA PARA AS CEBs DO REGIONAL NORDESTE 3 DA CNBB – BA/SE

Caros irmãos, irmãs, militantes,
companheiros e companheiras das
CEBs do Regional Nordeste 3 BA/SE.

A visita do Papa Francisco ao Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude nos trouxe e nos provou a refletir sobre a igreja que temos e a igreja que queremos, e é claro, que devemos ter um olhar com esperança para o futuro, para o amanhã que nos aguarda, irei fazer comentário meu pessoal, sobre uma entrevista que fez Dom Murilo Krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, o mesmo fez declarações para a imprensa logo depois da visita do Papa.
Começo com uma frase do Santo Padre, “de coração a coração” este foi o nome que o Papa deu ao um encontro que o mesmo teve com os bispos da America latina, durante a Jornada Mundial da Juventude, ele disse que aquele momento era um momento de descanso, de partilhar, de verdadeira fraternidade, convenhamos que este Papa é uma Papa, diferente, quem nestes últimos tempos não tem escutado este falar do povo? Realmente ele é diferente, afinal ele é latino americano, um homem que mostra ao mundo o coração humano de Deus, o sorriso de Deus. É preciso que a igreja que temos transmita para o povo este sentimento, que seja uma igreja humilde, a humildade está no DNA de Deus. O Papa tem feito isto, sentir o cheiro do povo, tocar no povo, partir da base, interessante que ele nos faz lembrar a Teologia da Libertação, partir da base, partir do meio do povo.
Minha gente, estamos em um novo momento, talvez um momento único em nossas vidas, sentimos de perto uma igreja que se faz pobre no meio dos pobres, o Papa não tem feito um teatro, ele mostra o seu jeito de ser, temos que resgatar o jeito de uma igreja de discípulos/as, uma igreja missionária. Vivemos uma época de mudanças, mais uma mudanças de épocas, O papa faz um resgate do documento de aparecida, que fala desta mudanças, e como estamos fazendo para que a evangelização das nossas comunidades se atualizem nesta mudança de época? Temos escutado a voz dos oprimidos? O que Deus pede de nós? O Papa nos fala que não devemos ter medo, que não devemos ficar lamentando, é necessário agir. E nos faz lembrar o caminho de Emaús. É preciso voltar às raízes para recomeçar a caminhada. Refazer os caminhos dos discípulos/as. E depois o que fazer? É preciso entrar na noite dos homens e mulheres e dialogar com eles, ou seja, descer, ir de verdade ao encontro do povo. Precisamos fazer companhia, de ir alem da simples escuta, que caminhemos com as pessoas, que saibamos decifrar a noite escura de tantos irmãos e irmãs, olhem bem, é preciso nos perguntar, principalmente nestes momentos de assembleias diocesanas de avaliação e planejamento “somos ainda uma igreja capaz de aquecer os corações?” para terminar meus pensamentos, uso um clamor do Papa para nós mesmos: É preciso promover "a revolução da ternura".

Itaberaba-BA, 10 de novembro de 2013
Tiago Aragão
Coordenador das CEBs no Regional Nordeste 3 BA/SE

Nenhum comentário: