Nos dias 06 a 08 de julho do ano em curso, aconteceu na cidade e Diocese de Bom Jesus da Lapa-BA, a 35ª Romaria da Terra e das Águas, com o tema: Terra saudável, vida saudável!
Estiveram presentes algumas arquidioceses e dioceses do nosso Regional Nordeste 3 BA/SE da CNBB (Feira de Santana, Irecê, Caetité, Barreiras, Vitória da Conquista, Ruy Barbosa, Itabuna, Barra, Salvador e Jequié), pessoas de outros Estados da Unidade Federativa do Brasil (Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina), bispos (D. José César, D. Josafá Menezes, D. Luís Cappio, D. Luis Pepeu e D. Ricardo Brusati), padres, religiosos e religiosas, cristãos (as) leigos (as), membros de outras profissões religiosas (não cristãos), quilombolas, indígenas (Tupinambás), juventude, CPT, CEB's, atingidos por barragens, pescadores, ribeirinhos, dentre outros.
Por ser uma terra de Romaria, a Diocese Bom Jesus da Lapa se tornou um ponto de encontro entre irmãos na Fé em Jesus Cristo. A Carta Convocatória nos apresenta que:
"...Nestes 35 anos, aprendemos de nossa experiência pé no chão, que a fé e a alegria amadurecem em comunidade, entre pobres que se sentem irmãos e que partilham angústias e alegrias, sucessos e fracassos, jamais cansando de trocar, como povo de Deus a caminho, seus "saberes e olhares" ".
"Aos 35 anos, as pessoas iniciam sua melhor fase de maturidade. Mesmo com tudo o que de bom nós já conseguimos nestes 35 anos, sentimos que nos falta ainda um longo caminho para que nossas comunidades e nossa sociedade em geral, com suas terras, territórios e águas, possam alcançar um amadurecimento tranquilo de paz e de justiça..."
O tema Terra saudável, vida saudável! anunciava a saúde, o bem viver, a comunhão com a natureza, a revitalização, a luta por dignidade e a fraternidade. Mas, ao mesmo tempo, denunciava os diversos tipos de doenças que afligem o nosso povo, como por exemplo: o descaso na saúde pública, os agrotóxicos, a corrupção, a violência, o trabalho escravo, a concentração de terras, a destruição das nossas florestas e tantos sinais de doenças e mortes que surgem a todo instante.
O proposito desta Romaria é nos ajudar a refletir, rezar e se comprometer em dignificar e descontaminar a realidade onde habitamos, tendo a sensibilidade e consciência do que está acontecendo com a terra, lugar de onde tiramos o nosso sustento e a nossa saúde de forma ecológica e cultural.
As CEB's da Diocese de Jequié mais uma vez se mostrou participativa, partilhando as suas experiências de caminhada com a presença de seus leigos e leigas, religiosas e padres que sempre se comprometeram com o Evangelho da Vida. Nas plenárias que foram realizadas, alguns dos nossos trabalhos foram partilhados, como por exemplo, a 3ª Romaria Ecológica do Rio das Contas que fora inspirada na Romaria da Terra e das Águas e as manifestações do Grito dos Excluídos, dos movimentos sociais e da saúde pública.
Eis as fotos da 35ª Romaria da Terra e das Águas
Noite de Abertura
Povo das CEB's da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Celebração Eucarística
Gesto Materno de Deus
Pe. Sidney, Pe. Paulo Silva e Frei Rutivalter OFM cap
Os nossos irmãos Índios
Isollette e Soledade, ambas da CPT/GO, ao lado do Pe. Paulo Silva
A Antropóloga Jaqueline e Pe. Paulo Silva
Reges Silva e Antonio Vieira a dupla do forró
Oração Mariana
Início das Plenárias
Plenária das Comunidades Tradicionais
Plenária da Saúde
Plenária da Terra
Plenária das Águas
Enquanto isso, muito lixo sendo depositado em alguns lugares da cidade
Plenário dos pescadores
Plenário da Juventude
Caminhada Penitencial
Enquanto caminhávamos, nos deparamos com o esgoto da cidade correndo a céu aberto
Nem por isso deixamos de caminhar
Mais lixo e o descaso das autoridades
Reges Silva, Pe. Paulo Silva e Clécio
Espaço da Noite Cultural
Missa da Ressurreição
Pe. Paulo Silva, Frei Rutivalter e romeiras de Jaguaquara/BA
Pe. Paulo Silva e Andrea Cerqueira - Diocese de Ruy Barbosa/BA
Homenagem ao Pe. José Comblin no Grande Plenário
Pe. Paulo Silva, Frei Rutivalter e as Romeiras de Feira de Santana/BA
Pe. Paulo Silva, Zui, Margarete e Pe. Sidney
Pastoral de Juventude em Ação
"Gente simples
fazendo coisas pequenas,
em lugares pouco importantes,
conseguem coisas extraordinárias!" Provérbio Africano
Nenhum comentário:
Postar um comentário