CEBs

"GENTE SIMPLES
FAZENDO COISAS PEQUENAS,
EM LUGARES POUCO IMPORTANTES,
CONSEGUEM COISAS EXTRAORDINÁRIAS". Provérbio Africano

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CEB's da Diocese de Jequié na 35ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa-BA


Nos dias 06 a 08 de julho do ano em curso, aconteceu na cidade e Diocese de Bom Jesus da Lapa-BA, a 35ª  Romaria da Terra e das Águas, com o tema: Terra saudável, vida saudável!
Estiveram presentes algumas arquidioceses e dioceses do nosso Regional Nordeste 3 BA/SE da CNBB (Feira de Santana, Irecê, Caetité, Barreiras, Vitória da Conquista, Ruy Barbosa, Itabuna, Barra, Salvador e Jequié), pessoas de outros Estados da Unidade Federativa do Brasil (Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina), bispos (D. José César, D. Josafá Menezes, D. Luís Cappio, D. Luis Pepeu e D. Ricardo Brusati), padres, religiosos e religiosas, cristãos (as) leigos (as), membros de outras profissões religiosas (não cristãos), quilombolas, indígenas (Tupinambás), juventude, CPT, CEB's, atingidos por barragens, pescadores, ribeirinhos,  dentre outros.
Por ser uma terra de Romaria, a Diocese Bom Jesus da Lapa se tornou um ponto de encontro entre irmãos na Fé em Jesus Cristo. A Carta Convocatória nos apresenta que:
 "...Nestes 35 anos, aprendemos de nossa experiência pé no chão, que a fé e a alegria amadurecem em comunidade, entre pobres que se sentem irmãos e que partilham angústias e alegrias, sucessos e fracassos, jamais cansando de trocar, como povo de Deus a caminho, seus "saberes e olhares" ". 
 "Aos 35 anos, as pessoas iniciam sua melhor fase de maturidade. Mesmo com tudo o que de bom nós já conseguimos nestes 35 anos, sentimos que nos falta ainda um longo caminho para que nossas comunidades e nossa sociedade em geral, com suas terras, territórios e águas, possam alcançar um amadurecimento tranquilo de paz e de justiça..."
O tema Terra saudável, vida saudável! anunciava a saúde, o bem viver, a comunhão com a natureza, a revitalização, a luta por dignidade e a fraternidade. Mas, ao mesmo tempo, denunciava os diversos tipos de doenças que afligem o nosso povo, como por exemplo:  o descaso na saúde pública, os agrotóxicos, a corrupção, a violência, o trabalho escravo, a concentração de terras,  a destruição das nossas florestas e tantos sinais de doenças e mortes que surgem a todo instante.
O proposito desta Romaria é nos ajudar a refletir, rezar e se comprometer em dignificar e descontaminar a realidade onde habitamos, tendo a sensibilidade e consciência do que está acontecendo com a terra, lugar de onde tiramos o nosso sustento e a nossa saúde de forma ecológica e cultural.
As CEB's da Diocese de Jequié mais uma vez se mostrou participativa, partilhando as suas experiências de caminhada com a presença de seus leigos e leigas, religiosas  e padres que sempre se comprometeram com o Evangelho da Vida. Nas plenárias que foram realizadas, alguns dos nossos trabalhos foram partilhados, como por exemplo, a 3ª Romaria Ecológica do Rio das Contas que fora inspirada na Romaria da Terra e das Águas e as manifestações do Grito dos Excluídos, dos movimentos sociais e da saúde pública.


Eis as fotos da 35ª Romaria da Terra e das Águas


Noite de Abertura


Povo das CEB's da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Celebração Eucarística



Gesto Materno de Deus



Pe. Sidney, Pe. Paulo Silva e Frei Rutivalter OFM cap

Os nossos irmãos Índios

Isollette  e Soledade, ambas da CPT/GO, ao lado do Pe. Paulo Silva

A Antropóloga Jaqueline e Pe. Paulo Silva

Reges Silva e Antonio Vieira a dupla do forró



Oração Mariana



 Gesto Materno de Deus 2






Início das Plenárias


Plenária das Comunidades Tradicionais




Plenária da Saúde



Plenária da Terra


Plenária das Águas


Enquanto isso, muito lixo sendo depositado em alguns lugares da cidade





Plenário dos pescadores



Plenário da Juventude





Caminhada Penitencial





Enquanto caminhávamos, nos deparamos com o esgoto da cidade correndo a céu aberto


Nem por isso deixamos de caminhar




Mais lixo e o descaso das autoridades


Reges Silva, Pe. Paulo Silva e Clécio


Espaço da Noite Cultural













Missa da Ressurreição






Pe. Paulo Silva, Frei Rutivalter e romeiras de Jaguaquara/BA

Pe. Paulo Silva e Andrea Cerqueira - Diocese de Ruy Barbosa/BA

Homenagem ao Pe. José Comblin no Grande Plenário

Pe. Paulo Silva, Frei Rutivalter e as Romeiras de Feira de Santana/BA

Pe. Paulo Silva, Zui, Margarete e Pe. Sidney

Pastoral de Juventude em Ação


"Gente simples
fazendo coisas pequenas,
em lugares pouco importantes,
conseguem coisas extraordinárias!" Provérbio Africano

Nenhum comentário: